O seu Teatro onde você estiver

EDITAL FESTIVAL PARLAPATÕES

Parlapatões lançam concurso nacional de peças de UM MINUTO para encenar em live

Com objetivo de realizar intercâmbio entre artistas teatrais de São Paulo com dramaturgos do Brasil inteiro, no intuito de estimular a pesquisa cênica, neste momento de desafios para a humanidade diante da pandemia, o grupo Parlapatões promove concurso para selecionar textos teatrais que tenham até UM MINUTO de duração para encenação. Os textos selecionados integrarão a 5º edição do Festival de Peças de UM MINUTO – ON LINE LIVE AO VIVO TUDO ISSO E MAIS UM POUCO, que será apresentada no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, ao vivo, em outubro de 2020.


Regulamento

Com objetivo de promover a dramaturgia brasileira, na busca de estimular a pesquisa cênica de novos formatos e pretendendo integrar o trabalho de escritores, dramaturgos, roteiristas, jornalistas, estudantes e demais interessados, o grupo teatral Parlapatões, de São Paulo, apresenta o regulamento do Concurso de Peças de UM MINUTO, com as seguintes regras para o concurso:

  • Inscrições
  • 1 – As inscrições iniciam-se em 26 de agosto e encerram-se dia 15 de setembro de 2020.
  • 2 – O autor deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la junto com o texto para o e-mail: minutoonline@parlapatoes.com.br.
    Obs.: Somente serão aceitas inscrições realizadas via e-mail. Todas as inscrições realizadas receberão e-mail confirmando a inscrição.
  • 3 – O texto não deve ultrapassar, entre rubricas e diálogos, 1.500 caracteres (com espaços) em Word. O autor deve prever que a encenação da peça não ultrapasse um minuto.
  • Único: Caso a encenação ultrapasse um minuto, os textos selecionados poderão ser editados pelos diretores, sem prévia consulta ao autor.
  • 4 – A temática é livre. Os organizadores orientam que:
    a) autores procurem escrever algo que faça a síntese de seu estilo;
    b) que busquem inspiração no atual momento pelo qual passa a humanidade diante da pandemia do novo coronavírus. Neste sentido, sugerimos as seguintes abordagens – não obrigatórios – como estímulo:
    • – Um minuto da / com / para / antes / depois da morte;
    • – Um minuto na quarentena;
    • – Um minuto para fazer tudo que não pude fazer;
    • – Um minuto depois que a pandemia acabou.
  • 5 – Cada autor pode inscrever até 03 (três) textos, porém será selecionado apenas 01 (um) texto por autor.
    Obs.: Em caso de inscrição de mais de um texto, o autor deve preencher uma única Ficha de Inscrição, onde deve constar todos os títulos e enviar os textos em um único e-mail.
  • 6 – Cada texto pode ter em cena entre 1 (um) único ator até o limite de, no máximo, 10 (dez) atores.
    Obs.: As cenas com mais de 02 (dois) atores serão adaptadas para interação entre os integrantes do elenco para forma virtual.

  • Seleção
  • 7 – Serão selecionados 20 (vinte) textos que serão encenados pelo grupo teatral Parlapatões e elenco de atores convidados nesta 5º edição do Festival de Peças de UM MINUTO – ON LINE LIVE AO VIVO TUDO ISSO E MAIS UM POUCO, que será apresentado no Teatro PORTO SEGURO, em São Paulo, nos dias 17 e 18 de outubro de 2020.
  • 8 – O resultado do concurso será publicado 10 (dez) dias após o encerramento das inscrições no site: www.parlapatoes.com.br e também no www.portoseguro.com.br.

    Obs.: Cada autor que tiver o texto selecionado será também comunicado por e-mail.
  • 9 – A Comissão de Seleção será formada pelos integrantes do Grupo Parlapatões e convidados. A Comissão será anuncia pelo site dos Parlapatões 01 (um) dias após o encerramento das inscrições no Concurso.
  • 10 – Os critérios de seleção do texto, na seguinte ordem de importância, são:
      – Expressividade e criatividade da peça; – Capacidade de realização dramática do texto;
– Viabilidade da duração da encenação em UM MINUTO.

  • Premiação
  • 11 – Cada texto selecionado receberá o valor simbólico de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) a título de reconhecimento e de direitos autorais pela encenação pelo grupo teatral Parlapatões.
  • Único: o recebimento do prêmio implica na sessão dos direitos autorais para Festival de Peças de UM MINUTO por 05 (cinco) anos, em todos os meios de encenação, seja presencial ou via plataformas de internet.
  • 12 – Para receber o valor de prêmio e ter sua peça encenada, o autor deverá assinar e enviar (em PDF por e-mail) o termo de cessão de direitos autorais que será enviado após a seleção.
    Obs.: O valor será depositado na conta corrente indicada pelo autor na ficha de inscrição, logo após a produção do Festival receber a autorização descrita no item 12 deste regulamento.
  • 13 – As peças selecionadas entraram na edição especial do livro Parlapatões – Festival de Peças de UM MINUTO – ON LINE LIVE AO VIVO TUDO ISSO E MAIS UM POUCO, que será editado pela Giostri Editora.
    Obs.: A cessão de Direitos expressa no item 12 desse regulamento inclui a autorização da publicação da peça selecionada no livro. Cada autor receberá um exemplar do livro, que será enviado pelo Correio. 
  • 14 – Haverá também escolha do melhor texto pelo Júri Popular da 5º edição do Festival de Peças de UM MINUTO – ON LINE LIVE AO VIVO TUDO ISSO E MAIS UM POUCO, por votação do público ao final das sessões dos dias 17 e 18 de outubro de 2020, que receberá o valor adicional de R$ 300,00 (trezentos reais) como forma de premiação.  O anúncio do vencedor de melhor texto pelo Júri Popular será feito logo após a sessão do dia 18 de outubro de 2020, pela soma dos votos dos 2 (dois) dias de apresentação. Além disso, o autor vencedor do melhor texto será convidado a participar de uma LIVE no Instagram @parlapatoes, como entrevistado do grupo, no dia 24 de outubro de 2020, às 20h.
  • 15 – A direção e montagem dos textos premiados serão de responsabilidade do grupo Parlapatões, cabendo a este decidir sobre adaptações necessárias tanto para deixar a peça dentro do tempo de UM MINUTO quanto pela solução de questões técnicas e artísticas como cenografia, figurinos, número de atores, iluminação e sonorização.
    Obs.: Importante ressaltar que serão respeitados todos os protocolos de segurança sanitária na realização dos ensaios e apresentação das peças no Festival.
  • 16 – Dessa 5ª edição do Festival de Peças de UM MINUTO também participarão 10 (dez) dramaturgos contemporâneos previamente convidados pelos organizadores a produzirem textos, sem a necessária participação no concurso. Seus nomes serão anunciados 1 (um) dia após o encerramento das inscrições no site dos Parlapatões. Somando estes textos de autores convidados aos 20 (vinte) que forem selecionados serão encenados 30 (trinta) peças na 5º edição do Festival de Peças de UM MINUTO– ON LINE LIVE AO VIVO TUDO ISSO E MAIS UM POUCO.
  • 17 – Às decisões da Comissão de Seleção não cabem recursos.


Facebook Teatro Porto SeguroInstagram Teatro Porto SeguroYoutube Teatro Porto Seguro
COMO CHEGAR:
Estacionamento    Táxi    Vans


Porto Seguro Timo Caffè Espaço Cultural Porto Seguro
©2020 Porto Seguro - Todos os direitos reservados.